quarta-feira, 6 de abril de 2011

O que fazer em caso de uma intoxicação grave por alguma droga?

Existem diversos tipos de droga, e cada tipo possui seus riscos. Na maioria das vezes, as reações tóxicas causadas pelas drogas desaparecem a medida que a substância vai sendo eliminada do organismo.
            Reações de pânico: são observadas entre usuários de alucinógenos ( maconha, LDSD, ecstasy)  e estimulantes ( cocaína e anfetaminas). Essas reações são marcadas por reação súbita de medo, sensação de perda da sanidade ou iminência de morte. O individuo mostra-se visivelmente descontrolado, chorando solicitando a ajuda dos amigos. Nessas situações devemos retirar o individuo de qualquer exposição pública e tentar levá-lo a um lugar calmo e silencioso tentando se possível manter um diálogo com o mesmo. Se a inquietação psicomotora não permita o diálogo é necessário buscar ajuda médica. Lembrando que é muito importante reassegurar que a situação está sob controle dizendo frases que deixem o individuo mais calmo. Por exemplo: “estamos cuidando de você”, “Você logo ficará bom”.
Reações depressivas: pode surgir após o consumo de sedativos como o álcool, estimulantes e alucinógenos.  Essas reações são marcadas por tristeza, choro, pensamentos negativos, podendo chegar a ideação suicida. Para esse tipo de reações deve ser realizado os mesmos procedimentos de reações de pânico, não esquecendo que a ajuda médica ( pronto socorro) deve ser procurado se a situação estiver complicada ou fora de controle.
            Sintomas psicóticos: esses sintomas podem acontecer devido ao consumo de alucinógenos e estimulantes, marcados pela sensação de estar sendo perseguido acompanhado por alucinações auditivas, medo, desespero e vontade de reagir contra o “ perseguidor”. A melhor conduta para acalmar uma pessoa que se encontra com sintomas psicóticos é retira-la dos estímulos do ambiente, procurar um serviço especializado (pronto-socorro); lembrando que as pessoas mais próximas ou seja que tenham mais intimidade são as mais indicadas para esse tipo de intervenção.
            Quadros confusionais: são caracterizados pela desorientação no tempo e espaço e falsos reconhecimentos. Essa condição é mais comum após o consumo de álcool e opiáceos ( morfina e heroína). Esses quadros são motivo para a procura de atendimento médico. Nesses quadros podemos observar sedações em diferentes graus inclusive com violência. Alguns casos se aproximam do coma. As pessoas que apresentarem quadros confusionais devem ser levados imediatamente ao pronto- socorro; e caso o individuo permaneça deitado, deve ser posicionado de lado , para evitar o risco de aspiração do vômito, que pode ser muitas vezes fatal.
            Overdose: entre os estimulantes é a complicação aguda mais importante. Ela se caracteriza pela falência de um ou mais órgãos, colocando o acometido em risco de morte. O quadro clínico dependerá do órgão atingido. A maioria dos casos são emergências médicas devendo a chegada ao pronto – socorro acontecer o mais rápido possível. Alguns procedimentos de primeiros-socorros podem ser iniciados no local, tais como verificar a obstrução das vias aéreas (boca, garganta), posicionamento em decúbito lateral, reduzir o excesso de roupas (casacos, blusas,...) e massagem  cardíaca.

http://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/ps_anteriores.htm

            Ponto de vista do grupo: primeiramente a preocupação em caso de intoxicação por alguma droga deve ser com a manutenção das funções vitais, visando a estabilização do paciente. E é muito importante ter um conhecimento básico de como proceder em determinados tipos de intoxicação, pois podemos nos deparar com situações como estas citadas a cima em nosso dia a dia.

Um comentário:

  1. Legal!!!quem sabe podemos ajudar alguém caso nos deparemos com esta situação? =)

    ResponderExcluir